Atividade 1 de Biologia
– 1º bimestre – 3ª série Ensino Médio
Prof. Daniel
Classificação dos
seres vivos e as categorias taxonômicas
Na atividade 1 referente ao 1º bimestre, vamos
abordar um tema que inicia os conteúdos da 3ª série do Ensino Médio: Classificação
dos seres vivos e as categorias taxonômicas.
A atividade será a seguinte: Vocês farão uma pesquisa sobre o tema e
depois responderão a um questionário. Depois, na correção, poderemos tirar as
dúvidas.
Segue algumas sugestões de vídeos e sites para realizarem a pesquisa.
Não se prendam só a eles, podem ampliar a pesquisa.
https://planetabiologia.com/o-que-e-taxonomia-classificacao-taxonomica/
https://www.youtube.com/watch?v=2GmHBhgioWg&t=72s
https://www.youtube.com/watch?v=30eHKy9wqeQ
Responda
as questões abaixo e, quando terminar, me envie as respostas por e-mail: dg_colombo1@hotmail.com
Qualquer
dúvida pode me escrever nesse mesmo e-mail.
Questões
1) Atualmente costumamos
classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a
alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de
maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo –
ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem –
classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe –
família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe –
ordem – família – gênero – espécie.
e) Reino – filo – classe –
ordem – família – espécie – gênero.
2) A ordem
Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem,
essas espécies também devem pertencer:
a) à mesma família.
b) ao mesmo gênero.
c) à mesma espécie.
d) à mesma classe.
3) Um grupo formado por
diferentes ordens com características semelhantes é chamado de:
a) reino.
b) filo.
c) classe.
d) família
e) gênero.
4) PUC-RJ) Um entomólogo estudando
a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não
se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará
o cientista a criar:
a) uma nova família com um
novo gênero.
b) somente uma nova
espécie.
c) um novo gênero com uma
nova espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma
nova família
5)
(CESMAC/2019-2) Considerando os conhecimentos de taxonomia, é
correto afirmar que as regras de nomenclatura binomial de Lineu estabelecem que
a) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
b) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a
denominação da família.
c) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for
conhecido.
d) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
e) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico
e sublinhados.
6) (Enem/2013 – PPL) Lobos da
espécie Canis lycaon,
do leste dos Estados Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans). Além
disso, indivíduos presentes na borda oeste da área de distribuição de C. lycaon estão se
acasalando também com lobos cinzentos (Canis
lupus). Todos esses cruzamentos têm gerado descendentes férteis.
Scientific American
Brasil, Rio
de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado).
Os animais descritos foram classificados como espécies distintas
no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie,
proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não
se confirma, porque
a) esses animais são morfologicamente muito semelhantes.
b) o fluxo gênico entre as três populações é mantido.
c) apresentam nichos ecológicos muito parecidos.
d) todos têm o mesmo ancestral comum.
e) pertencem ao mesmo gênero.
7 )(Unifeso/2014) O sistema de classificação dos
seres vivos em dois reinos (Animais e Plantas) vigorou desde o século XVIII até
meados do século XX, quando foi substituído pelo sistema de cinco reinos.
Comparando com o sistema de dois reinos, o de cinco reinos apresentou
algumas diferenças, como corretamente citado em
a) as bactérias e fungos foram retirados do reino Plantas e colocados no reino
Protistas, uma vez que são heterótrofos.
b) os protozoários, tanto autotróficos quanto heterotróficos, foram
transferidos para o reino Protistas, uma vez que são unicelulares eucariontes.
c) as algas, mesmo sendo autotróficas, de início, foram retiradas do reino
Plantas e colocadas no reino Protistas.
d) as bactérias foram retiradas do reino Plantas e colocadas no reino Monera,
porque são unicelulares eucariontes.
e) o reino Monera passou o incluir os vírus que antes não tinham colocação
adequada.
8) (Unifeso/2013.2) A seguir estão relacionados cinco
tipos de aves comuns no Brasil.
I. Sai-azul – Dacnis cayana
II. Alma-de-gato – Piaya cayana
III. Saíra-amarela – Tangara cayana
IV . Saíra-sete-cores – Tangara seledon
V. Bem-te-vizinho – Myozetes cayanensis
Analisando as nomenclaturas correspondentes a essas cinco aves, é
correto afirmar que
a) do cruzamento de I com II resultam descendentes férteis.
b) II e III são parentes mais próximos do que III e IV.
c) I e V têm maior grau de parentesco do que I e IV.
d) III e IV têm maior número de genes em comum do que I e III.
e) correspondem a três espécies diferentes.
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