BIOLOGIA - 3ª SÉRIES A, B, C, D, E -PROF. DANIEL GIGLIO


Atividade 1 de Biologia – 1º bimestre – 3ª série Ensino Médio

Prof. Daniel

Classificação dos seres vivos e as categorias taxonômicas

Na atividade 1 referente ao 1º bimestre, vamos abordar um tema que inicia os conteúdos da 3ª série do Ensino Médio: Classificação dos seres vivos e as categorias taxonômicas.

A atividade será a seguinte: Vocês farão uma pesquisa sobre o tema e depois responderão a um questionário. Depois, na correção, poderemos tirar as dúvidas.

Segue algumas sugestões de vídeos e sites para realizarem a pesquisa. Não se prendam só a eles, podem ampliar a pesquisa.

 

https://planetabiologia.com/o-que-e-taxonomia-classificacao-taxonomica/

https://www.youtube.com/watch?v=2GmHBhgioWg&t=72s

https://www.youtube.com/watch?v=30eHKy9wqeQ

 

Responda as questões abaixo e, quando terminar, me envie as respostas por e-mail: dg_colombo1@hotmail.com

 

Qualquer dúvida pode me escrever nesse mesmo e-mail.

Questões

 

1) Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita.

a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.

b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.

c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.

d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie.

e) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.

 

2) A ordem Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:

a) à mesma família.

b) ao mesmo gênero.

c) à mesma espécie.

d) à mesma classe.

3) Um grupo formado por diferentes ordens com características semelhantes é chamado de:

a) reino.

b) filo.

c) classe.

d) família

e) gênero.

 

4) PUC-RJ) Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:

a) uma nova família com um novo gênero.

b) somente uma nova espécie.

c) um novo gênero com uma nova espécie.

d) uma subespécie.

e) uma nova ordem com uma nova família

 

5) (CESMAC/2019-2)  Considerando os conhecimentos de taxonomia, é correto afirmar que as regras de nomenclatura binomial de Lineu estabelecem que
a) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
b) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a denominação da família.
c) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for conhecido.
d) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
e) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico e sublinhados.

6) (Enem/2013 – PPL) Lobos da espécie Canis lycaon, do leste dos Estados Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans). Além disso, indivíduos presentes na borda oeste da área de distribuição de C. lycaon estão se acasalando também com lobos cinzentos (Canis lupus). Todos esses cruzamentos têm gerado descendentes férteis.
Scientific American Brasil, Rio de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado).

Os animais descritos foram classificados como espécies distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma, porque
a) esses animais são morfologicamente muito semelhantes.
b) o fluxo gênico entre as três populações é mantido.
c) apresentam nichos ecológicos muito parecidos.
d) todos têm o mesmo ancestral comum.
e) pertencem ao mesmo gênero.

7 )(Unifeso/2014) O sistema de classificação dos seres vivos em dois reinos (Animais e Plantas) vigorou desde o século XVIII até meados do século XX, quando foi substituído pelo sistema de cinco reinos.

Comparando com o sistema de dois reinos, o de cinco reinos apresentou algumas diferenças, como corretamente citado em
a) as bactérias e fungos foram retirados do reino Plantas e colocados no reino Protistas, uma vez que são heterótrofos.
b) os protozoários, tanto autotróficos quanto heterotróficos, foram transferidos para o reino Protistas, uma vez que são unicelulares eucariontes.
c) as algas, mesmo sendo autotróficas, de início, foram retiradas do reino Plantas e colocadas no reino Protistas.
d) as bactérias foram retiradas do reino Plantas e colocadas no reino Monera, porque são unicelulares eucariontes.
e) o reino Monera passou o incluir os vírus que antes não tinham colocação adequada.

8) (Unifeso/2013.2) A seguir estão relacionados cinco tipos de aves comuns no Brasil.
I. Sai-azul – Dacnis cayana
II. Alma-de-gato – Piaya cayana
III. Saíra-amarela – Tangara cayana
IV . Saíra-sete-cores – Tangara seledon
V. Bem-te-vizinho – Myozetes cayanensis

Analisando as nomenclaturas correspondentes a essas cinco aves, é correto afirmar que
a) do cruzamento de I com II resultam descendentes férteis.
b) II e III são parentes mais próximos do que III e IV.
c) I e V têm maior grau de parentesco do que I e IV.
d) III e IV têm maior número de genes em comum do que I e III.
e) correspondem a três espécies diferentes.

 

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  Apresentação Inicial - Disciplina: Biologia - 3...


Att.

Professor Daniel


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