SEMANA ENTRE 22 E 26 DE FEVEREIRO DE 2021
PROFESSORA ANGELA
EMAIL PARA CONTATO (ENVIAR
DÚVIDAS E ATIVIDADES):angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
PROJETO DE VIDA – ENS. MÉDIO REGULAR 3º A
DATA DE ENTREGA: 26 /02/21
Queridos alunos!
Nessa 3ª semana de aula referente à disciplina Projeto de Vida
daremos continuidade aos conteúdos seguindo as aulas do Centro de Mídias.
Gostaria que você enviassem o formulário de Projeto de Vida que postei na
semana passada.
Vamos retomar os 4 Pilares da
Educação
Aprender a conhecer – É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de exercitar a
atenção, tendo habilidade de fazer comparações com os conhecimentos já
adquiridos.
Aprender a fazer – É o eixo da competência produtiva. É colocar em prática os
conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e aptidões,
importantes para enfrentar as situações que se apresentarem na carreira escolar
e na vida em sociedade.
Aprender a conviver – É o eixo da competência relacional ou social. Compreende a
relação do jovem com os outros e com o meio ambiente
Aprender a ser – É o eixo da competência pessoal. Relação do jovem consigo mesmo,
desenvolvendo e fortalecendo sua identidade. É o desenvolvimento dos seus
talentos, mostrando-se capaz de elaborar reflexões com autonomia e crítica.
_________________________________________________________________________
Represente, com uma palavra, uma
imagem ou um emoji, um aspecto marcante do seu passado, uma vivência do
presente e uma aspiração para o futuro.
Leia o texto abaixo:
TEXTO: A COLCHA DE RETALHOS - Nye Ribeiro Silva
Nos
finais de semana Felipe vai para a casa da vovó. É uma delícia!
Vovó sabe fazer bolo de chocolate, brigadeiro,
bala de coco, pão de queijo... enfim, sabe fazer tudo que Felipe gosta. E lá
não tem esse negócio de “hora de comer isso, hora de comer aquilo...hora de
brincar, hora de dormir...”
Vovó
sabe contar histórias como ninguém.
- Conta
mais uma, vovó. Só mais uma!
Vovó
coloca os óculos bem na ponta do nariz, faz uma cara engraçada e fala bem
fininho e fraquinho, imitando a voz da Chapeuzinho Vermelho, e bem grosso e
forte, imitando a voz do lobo mau. Ah! Quem é que não gosta de uma vovozinha
assim?
Um dia,
quando Felipe chegou à casa da vovó, encontrou uma porção de pedaços de tecidos
espalhados pelo chão, perto da máquina de costura onde ela estava trabalhando.
- O que
é isso, vovó?
- São
retalhos, Felipe. Fui juntando os pedaços de pano que sobravam das minhas costuras
e, agora, já dá para fazer uma colcha de retalhos. Vou começar a emendá-los
hoje mesmo.
- Posso
ajudar, vovó?
- Está
bem. Então vá separando os retalhos para mim. Primeiro só os de bolinha, depois
os de listrinhas...
Felipe
esparramou tudo pelo chão e foi separando-os um a um. Tinha pano de florzinha,
de lua e estrela, de bolinha grande e bolinha pequena, listrado, xadrez...
- Olha
esse pano listrado, é daquele pijama que você fez para mim quando a gente
passou aqueles dias no sítio, lembra?
- É
mesmo Felipe, estou me lembrando. Que férias gostosas! Andamos a cavalo,
chupamos jabuticaba... As jabuticabeiras estavam carregadinhas!
- E olhe
esse pano xadrez, que bonito vovó!
- É
daquela camisa que eu fiz para você dar ao seu pai, no dia do aniversário dele.
Sua mãe fez um jantar gostoso e convidou todo mundo.
- Ah! Eu
me lembro! Veio o tio Paulo, o tio João, a tia Josefina, veio a Cecília e até o
Rex, para brincar com o meu cachorro, Apolo. Parece que um deles fez xixi na
cozinha e o outro fez cocô no quintal, né?
- Seu
pai ficou tão bonito! E assoprou as velinhas, todo vaidoso, de camisa nova.
- É
mesmo! Mas ficou bravo com os cachorros.
- Olha,
Felipe esse retalho aqui. Não é daquele vestido que eu fiz para a sua mãe ir a
uma festa de casamento? Sabe, quando a sua mãe era pequena eu fazia uma
porção de vestidos para ela. E gostava também de bordá-los. Uma vez fiz um
vestido cor-de-rosa, inteirinho bordado com a branca de neve e os sete anões.
Quando o vestido ficou pronto, ela falou assim:
- Ué,
mamãe, está faltando a bruxa!
- Vovó,
esse pano azul-marinho está com a cara da Vó Maria.
- Era
dela mesmo!
- Vovó
Maria mora lá no céu, né? Junto com o vovô Luiz e o meu cachorrinho Apolo...
Ué, vovó, você está chorando? O que aconteceu?
- Não, -
disse a vovó fungando e limpando o nariz com o lenço – não estou chorando, não.
- Ah!
Vovó! Você não disse que nós somos amigos? Então, me conta o que está
acontecendo. Você está triste?
- É
saudade, Felipe! É a saudade...
-
Saudade dói, vovó?
- às
vezes dói. Quando a saudade é de alguém que já foi embora para nunca mais
voltar...
- Ah!
- Mas
existem outras saudades: de um passeio gostoso, de uma viagem, de uma festa, de
um amigo, de uma amiga, de um parente que mora longe...
-Vovó,
acho que eu ainda não entendo nada de saudade.
- Eu
sei. A gente só entende bem das coisas que já experimentou. Talvez ainda seja
muito cedo para você entender dessas coisas...Felipe, me ajuda aqui. Vamos ver
como é que está ficando a nossa colcha de retalhos!
- Que
bonita, vovó! Um dia você faz uma para mim também?
Depois
de algum tempo, Felipe nem se lembrava mais da colcha de retalhos. Um dia, ao
voltar da escola...
-
Felipe! A vovó mandou uma surpresa para você!
- Uma
surpresa para mim? Onde?
- Está
lá em cima da sua cama.
Felipe
entrou no quarto correndo. A colcha estava sobre a sua cama. Que linda! Mas não
era uma colcha como essas que se vende, nas lojas. Cada retalhinho tinha uma
história.
Ali,
deitado sobre a colcha, Felipe passou algum tempo lembrando-se de uma porção de
histórias. Observou um retalho de brim azul...
- Foi
quando o papai e a mamãe viajaram de férias e eu fiquei lá na casa da vovó. Um
dia, fui subir na jabuticabeira e levei o maior tombo. Ralei o joelho, fiquei
com o bumbum dolorido e o short rasgado...
que vergonha! Vovó veio correndo lá de dentro. Me pegou no colo com carinho e,
depois, nesse mesmo dia, resolveu fazer um short novo para mim. E fez um short deste pano aqui, de brim azul.
De
repente, Felipe começou a sentir uma coisa estranha dentro do peito. E aquilo
foi aumentando, aumentando... Felipe foi atrás de sua mãe :
- Me
leva na casa da vovó?
Não
demorou nada e os dois estavam chegando lá na casa da vovó. Tocaram a campainha
e ela veio lá de dentro.
- Parece
que eu estava adivinhando que você vinha. Fiz um bolo de chocolate, do jeito
que você gosta!
- Vovó,
vem aqui pertinho. Agora me dá um abraço bem gostoso!
-
Aconteceu alguma coisa, Felipe?
- Sabe,
vovó... – cochichou Felipe, bem baixinho, no seu ouvido – preciso te contar um
segredo: eu acho que já entendi... agora já sei o que é saudade!
A
partir da leitura do texto da colcha de retalhos, o que você pode observar
sobre seus pensamentos, expectativas e sonhos? Você vive no passado, no
presente ou no futuro?
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
ATIVIDADES PARA O 3° ANO A- PROJETO DE
VIDA
PROFª: ANGELA
Queridos
alunos, leiam o texto abaixo e depois respondam as questões.
Enviar para o
email: angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
DATA: 19/02/21
Projeto
de vida
É o caminho que você percorre ao executar os diversos
planejamentos que tem
e terá. São as direções básicas que determinam o rumo da
sua vida.
Interligação = sequência de planos que podem ser bem
sucedidos ou não
Não há tempo para fazermos tudo o que temos vontade. A
vida é feita de
Escolhas, você tem que fazer escolhas e abrir mão de
escolhas que você não
fez.
Depois que você escolhe , você planeja a fim de atingir
seus objetivos. A
vantagem do
projeto de vida é evitar o desperdício de tempo. Colocar um
projeto de vida em prática exigem coragem determinação e
foco. Seu projeto
deve ser bem detalhado e organizado.
Exemplo: Quando alguém pretende construir uma casa,
costuma contratar um
profissional que deve planejar tudo o que deverá ser
necessário fazer antes de
começar as obras. O profissional vai montar um projeto
baseado nos desejos
do seu cliente. A partir desse projeto ele terá uma noção
de quanto material
será necessário e quantos trabalhadores serão
contratados. Assim quando o
trabalho for iniciado os trabalhadores terão um plano, um
projeto a seguir. Se
não houver esse plano, provavelmente os trabalhadores não
saberão o que a
pessoa que encomendou a casa quer, muito menos haverá
recursos
necessários para construí-lá, ou seja, a casa não será
construída.
Um projeto de vida é um plano colocado no papel para que
possamos
visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para
conseguirmos
conquistar nossos objetivos. Para tanto precisamos saber
quais são nossas
metas e objetivos e principalmente quais são os nossos
valores, pois eles vão
direcionar nossas vidas. Coração e mente devem estar em
harmonia, portanto
é importante que você se conheça, saber o que a vida
significa para você e
seus valores para realizar seu Projeto de vida.
Valores
É tudo o que fundamenta a nossa vida interior: nosso
comportamento, nossas
crenças, aquilo que é importante para nós. Representa
tudo o que é bom e
certo: amor, poder, sucesso, fé, coragem, sucesso,
honestidade, generosidade,
respeito, autoestima, autoconfiança, aprovação, fama,
ambição.
PRIMEIRO
PASSO
DESCOBRINDO QUEM É VOCÊ?
a) Quais são meus valores?
b) Quais são meus pontos fortes?
c) No que preciso melhorar?
d) Quais as oportunidades que posso aproveitar na escola?
e) O que pode prejudicar meus planos?
f) Quanto do meu tempo dedico ao meu projeto de vida?
SEGUNDO
PASSO
COLOCAR SEU SONHO NO PAPEL
a)O que eu pretendo ser e atingir na vida?
b) O que devo esperar da vida?
TERCEIRO
PASSO
PESSOAS ENVOLVIDAS NO SEU PROJETO
a)Quem são as pessoas envolvidas no meu projeto de vida?
b) Essas pessoas darão suporte para o meu projeto?
QUARTO
PASSO
MINHA FORMAÇÃO (FORMA E AÇÃO)
a)Qual e como é minha rotina escolar atualmente?
b) Quais cursos e atividades fora da escola preciso fazer
para seguir meu projeto ?
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
ACOLHIMENTO PARA 3° ANO A
–PROJETO DE VIDA
Queridos alunos, sou a professora Angela e irei dar aulas de PROJETO
DE VIDA para vocês durante esse ano
de 2021. Espero que seja um ano de muita paz, tranquilidade e saúde para todos
nós.
Na primeira semana para nos comunicarmos melhor gostaria
que vocês participassem, completando as frases abaixo com informações sobre vocês.
Enviar a participação com as respostas para o email angelaa@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário