Roteiro de atividade - Projeto de vida
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para
a construção de projeto de vida
Atividade n °3 – 1 ° bimestre- (1°
ano A, B, C) 22/01
Entrega: 02.03.21
Orientações
aos pais ou responsáveis:
Senhores pais ou
responsáveis pedimos o apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades e das aulas do centro de mídias
são tiradas pelo grupo do WhatsApp (961428613) da sala.
Atividades entregues no e-mail: laniniluciane@gmail.com
Acompanhar no CMSP as
aulas de Projeto de vida
Realizar as atividades no Caderno de práticas e vivências
(Projeto de Vida).
Habilidades socioemocionais: autoconfiança, curiosidade, empatia,
resiliência, abertura ao novo e imaginação criativa.
COMO PODEMOS NOS CONHECER MELHOR?
Há muitos caminhos na busca pelo autoconhecimento.
Algumas pessoas buscam se conhecer ficando sozinhas, em silêncio, meditando.
Outras procuram se conhecer observando suas relações e a forma como interagem
com outras pessoas. Não existe um caminho certo ou melhor, mas a observação de
alguns aspectos sobre si mesmo pode ajudar. Leia os itens abaixo e reflita
sobre se eles podem ajudá-lo a se conhecer melhor
1.Copie no caderno as frases inacabadas apresentadas a
seguir. Depois, usando as dicas acima, complete-as com suas características,
sentimentos, interesses, necessidades e valores.
QUE
TAL...QUAL É A SUA PERSONALIDADE?
Você já se perguntou o que, afinal, é a sua
personalidade? Já tentou fazer algum teste de personalidade?
Entende-se a personalidade como o conjunto de
características psicológicas que interferem na maneira pela qual as pessoas se
relacionam com o mundo exterior e consigo mesmas. É ela que cria um padrão
coerente na forma como as pessoas se comportam, pensam e sentem.
Que tal fazer um teste para conhecer melhor sua
personalidade? Esses testes são uma ferramenta para auxiliar o processo de
autoconhecimento.
https://www.16personalities.com/br/personalidade-isfp
Acessando o site 16Personalities, você pode realizar seu
teste de personalidade e conhecer a descrição dos diferentes tipos de
personalidade, com referências de pessoas famosas e até mesmo personagens de
ficção que se encaixam em cada tipo.
QUAIS SÃO OS SEUS VALORES?
Como foi mencionado acima como podemos nos conhecer
melhor? valores são todos os aspectos que valorizamos e almejamos em nossa
vida, por exemplo: família, amigos, estudos, autocuidado, lazer, justiça,
igualdade, honestidade etc.
Você sabe quais valores são importantes para você? Há
algum valor que seja mais ou menos importante do que outro? Esse reconhecimento
pode ajudá-lo a definir qual estilo de vida quer adotar, como deseja se
relacionar com os outros, que tipo de trabalho quer realizar no presente e/ou
no futuro. Por exemplo, uma pessoa que valoriza o altruísmo pode escolher um
estilo de vida que inclua atividades como ajudar a recuperar a dignidade de
pessoas em situação de vulnerabilidade, atendendo-as em suas necessidades
físicas e/ou psicológicas, alfabetizar indivíduos que não aprenderam a ler e a
escrever etc.
2. Leia a lista de valores.
a. Faça um levantamento das palavras que não conhece e
busque seu significado no dicionário.
b. Caso sinta falta de algum valor, adicione-o a uma nova
lista no caderno.
c. Escolha os cinco valores que mais representam a pessoa
que você é.
d. Escolha os cinco valores que menos representam a
pessoa que você é. Pense em atitudes cotidianas que exemplifiquem cada valor
escolhido. Exemplo: demonstramos eficiência quando executamos uma tarefa com
qualidade e relativa rapidez.
UMA ENTREVISTA DIFERENTE
O objetivo de uma entrevista é obter informações,
esclarecimentos ou opiniões sobre algo que se deseja conhecer. Alguma vez você
sentiu vontade ou necessidade de ter mais informações sobre alguém? E sobre
você mesmo? Você já pensou em dar uma entrevista sobre quem você é? Se nunca
teve essa oportunidade, a hora é agora!
3.Crie dez perguntas que você acredita que podem ajudar
alguém a se conhecer melhor, você pode listar os aspectos que precisam ser
contemplados, como as atividades que gosta de fazer e as experiências que foram
importantes em sua vida até agora. Não se esqueça de incluir perguntas sobre a
dimensão futura, como: “Que tipo de pessoa você deseja ser no futuro?”.
QUE TAL...
Assistir
a uma entrevista concedida por alguém que você admira? Procure na internet
entrevistas com pessoas contando histórias de vida.
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para a construção de
projeto de vida
Atividade n °2 – 1 ° bimestre- (1°
ano A, B, C) 15/01/21.
Orientações
aos pais ou responsáveis:
Senhores pais ou
responsáveis pedimos o apoio para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das atividades e das aulas do centro de mídias
são tiradas pelo grupo do WhatsApp (961428613) da
sala.
Atividades entregues no e-mail: laniniluciane@gmail.com
Acompanhar no CMSP as
aulas de Projeto de vida
Realizar as atividades no Caderno de práticas e vivências
(Projeto de Vida).
Habilidades socioemocionais: autoconfiança, curiosidade, empatia,
resiliência, abertura ao novo e imaginação criativa.
Quem sou eu?
Você já ouviu o termo
autoconhecimento? Como é possível se conhecer?
O autoconhecimento é a capacidade que uma pessoa tem de
obter informações sobre si mesma e usá-las para responder à pergunta “Quem sou eu?”, procurando conceber-se como um ser
integral.
Ele abrange todas as considerações que um indivíduo faz
para definir o “eu” e para diferenciá-lo dos “outros”. Entre essas
considerações, podem estar incluídas características físicas (como a altura),
interesses (como a leitura), habilidades (como o cálculo), características
sociais (como o padrão de vida), psicológicas (como a timidez) e crenças filosóficas
(como os valores e as ideologias).
Ao fazermos essas considerações, geralmente mencionamos
aspectos que constituem a pessoa que somos hoje – afinal, vamos mudando
conforme vivemos novas experiências e descobrimos mais sobre nós mesmos e sobre
o mundo. Apesar disso, o autoconhecimento vai além das questões do nosso
passado e do presente: o que queremos para o nosso futuro também diz muito sobre
quem somos agora, já que nossos projetos de vida dizem muito sobre nossos
interesses, valores e crenças.
O autoconhecimento é fundamental para entendermos quem
somos e o que queremos para nossa vida.
Agora, observe o desenho do cartunista uruguaio Gervásio Troche. Copie as frases a seguir no seu caderno
de práticas e vivências, completando-as.
1. A legenda desse cartum poderia ser...
2. A escada desenhada na sombra representa...
3. Uma possível interpretação para esse cartum é...
Prontos para embarcar na jornada do autoconhecimento?
1. Você
acha que é importante se conhecer? Justifique.
2. O
que é possível fazer para se conhecer melhor? Por quê?
3. Quais
podem ser as consequências de não conhecer a si mesmo
Autorretrato interno
Chegou o momento de pensar no nosso autorretrato interno,
vamos expressar nossos sentimentos nessa atividade, se achar mais fácil você poderá
representar as partes do corpo em um bonequinho de palito como segue no exemplo
abaixo. No aguardo da atividade.
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para a construção de
projeto de vida
Atividade n °1 – 1 ° bimestre- (1°
ano A, B, C) 08/01/21.
Orientações aos pais ou responsáveis:
Senhores pais ou responsáveis pedimos o apoio
para o desenvolvimento das atividades.
As dúvidas das
atividades e das aulas do centro de mídias são tiradas pelo grupo do WhatsApp (961428613)
da sala.
Atividades entregues no
e-mail: laniniluciane@gmail.com
Acompanhar no CMSP
as aulas de Projeto de vida
Realizar as atividades
no Caderno de práticas e vivências (Projeto de Vida).
Habilidades
socioemocionais: Foco, Respeito,
Empatia, Tolerância ao Estresse e imaginação criativa
Acolhida:
O conhecimento está nos
esperando, queridos alunos. Sejam bem-vindos a um novo ano letivo!
Vamos relembrar:
Construir seu projeto de
vida ajudará a alcançar os seus objetivos, alcançar suas metas e a realizar
seus sonhos. Ajudará você a melhorar seus relacionamentos com os outros e com
você mesmo. E assim, fará com que você seja mais feliz!
O que aprendi na quarentena?
Hora do bate papo:
Vamos em poucas palavras representar suas principais
atividades e rotina durante a quarentena.
Podemos nesse
momento expressar ações, sentimentos, desejos ou qualquer pensamento que tenham
tido durante esses momentos de quarentena.
Como anda os sonhos de vocês? Algo mudou durante a
pandemia? Ou continua o mesmo plano para realização dos seus sonhos?
A Pandemia mudou seus sentimentos? Esse acontecimento
atrapalhou as metas a serem cumpridas para realizar os seus sonhos?
Será que praticamos a empatia (Aprender a se colocar no
lugar do outro) nesse ano que passou? Aprendemos a respeitar as pessoas os
nossos familiares?
Nessa triste pandemia será que aprendemos ver a vida de
outra forma? Desenvolvemos a gratidão? Será que aprendemos uma grande lição de
vida com tudo que aconteceu com as pessoas ao nosso redor e no mundo?
Espero ansiosa a resenha (aquele
bate-papo descontraído) de vocês meus queridos alunos.
Resenha:
|
alguam dúvida só chamra no zap 961428613
ResponderExcluir